Prevenir fraudes é lucrar

A ocorrência de fraudes tem crescido globalmente e atinge mais de 51% das empresas em todo o mundo. Cerca de um quarto destas sofreram danos financeiros superiores a US$ 1 milhão, segundo levantamento da consultoria internacional PwC. Evitar fraudes é um desafio para empresas de todos os tipos e tamanhos e exige monitoramento constante tanto da evolução das estratégias dos golpistas quanto de suas vulnerabilidades internas, sendo a falta de transparência a maior e mais comum delas. Por isso, o suporte da alta direção é fundamental para uma gestão de fraudes eficiente. Mesmo em empresas de pequeno e médio porte, um departamento forte de compliance é fundamental não apenas para estabelecer as normas éticas da organização e garantir sua atuação e, conformidade com regulações e legislação, mas também para evitar danos à reputação da marca e alertar para a ocorrência de operações suspeitas, permitindo que sejam investigadas e, se for o caso, eliminadas antes que se traduzem em perdas financeira e de reputação. Além disso, é importante adicionar uma camada extra de segurança com a adoção de auditoria de fraudes empresariais que ficará responsável por validar as estratégias adotadas e revisar continuamente os processos. Se o custo destas ações parecer alto, será bom lembrar que perder menos significa ganhar mais.

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